Os relatos que temos conhecimento dizem que os primeiros bolos de casamento foram confeccionado na Roma Antiga. Os romanos faziam fermentação e a partir desta faziam uma mistura de bolo e pão recheado com frutas secas, mel , nozes e especiarias. Essa mistura era rasgada em cima da cabeça dos noivos e quantidade de farelos que ficavam sobre eles representavam a prosperidade e fertilidade do novo casal. Ainda bem que hoje a chuva é só de arroz e não estraga o penteado da noiva.
Na idade média os convidados eram quem levavam pequenos bolos que eram empilhados uns em cima dos outros para que os noivos tentassem se beijar sem deixar cair, para dar sorte.E assim se formavam os primeiros bolos de andar. Não deviam ser muito bonitos.
A tradição do corte da primeira fatia foi na verdade uma necessidade. No século XVI foram criados os bolos de andares . A confeitaria foi se aprimorando até que no século seguinte na Inglaterra foi criada a cobertura de marzipan. Mas essa era tão dura que quando a noiva ia cortar a primeira fatia, o noivo precisava ajuda-la . E assim surgiu a tradição da primeira fatia. Aquele momento romântico que os noivos cortam o bolo juntos foi criado pela necessidade, e hoje é um dos momentos mais bonitos da festa, que os noivos gravam, fotografam para guardar a recordação.Com a confeitaria se aperfeiçoando cada vez mais, surgiu a pasta americana nas colonias inglesas na América.E os bolos ficaram cada vez mais bonitos. O bolo de andar representava a o poder e riqueza das famílias nas cortes europeias.Quantos mais poder tinha as famílias mais andar tinha o bolo. Entretanto foram os franceses que criaram os bolos mais parecidos com os atuais no século XVII fizeram bolos com vária camadas, recheios elaborados e decoração ricas, cheias de ornamentos.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário